terça-feira, 30 de agosto de 2016

Como Sobreviver a um Furacão

Olá Amigos Sobrevivente

Imagem de satélite da NASA mostra o tufão Lionrock no Pacífico (Foto: HO / NASA / via AFP Photo)

Hoje, dia 30/08/2016 o Japão passa por mais um momento tenso em sua história, moradores sendo evacuados de suas casas, empresas parando expediente e alertas sendo emitidos por todo o norte do país. o motivo disso são Furacões, e o terror que eles trazem junto com o fenôme. Embora o Japão fique la do outro lado do mundo, devemos ter conhecimento dos procedimentos de sobrevivência deste fenômeno tão devastador. Nem preciso lembrar que eventos climáticos estão cada vez mais eminentes em nosso país, ano passado tivemos tufões e furacões nas cidades de Santa Catarina. Entendam que muitos dos conceitos citados abaixo, poderão ser utilizados em outros eventos e aprender nunca é demais, ainda mais pra quem está no ramo da sobrevivência. vamos ao Post.


Os furacões podem se desenvolver a partir de pequenas tempestade durante certas estações. Portanto, é muito importante estar preparado sempre. É classificada como furacão qualquer tempestade tropical ou subtropical com ventos acima de 119 Km/h. Para sobreviver a um furacão é preciso estar preparado, saber o que fazer durante a tempestade e tomar as precauções adequadas para quando tudo passar.

Preparação

Prepare-se antes mesmo de receber a notícia de um furacão. A preparação inclui fazer um Plano de Emergência Familiar e montar um Kit Médico que fique em um local fácil de localizar em uma emergência.

Planeje uma rota de evacuação. Tente estabelecer várias rotas de saída, caso uma delas seja obstruída por algum motivo.

Treine todos da família, ensine-os a desligar a água, o gás e a eletricidade. Certifique-se de que até o membro mais novo da família saiba como ligar para a emergência.

Uma vez que os ventos começarem a soprar com força tropical, você não vai conseguir fazer mais nenhum treinamento ou preparação, terá apenas que se concentrar na sobrevivência.

Compre um gerador. Assim você terá luz até que o fornecimento de eletricidade volte ao normal. Guarde-o em local protegido da chuva e de uma possível inundação. Aprenda a usá-lo e preste atenção às instruções relacionadas à ventilação no dispositivo.

Caso você não saiba bem como usá-lo, peça ao vendedor para fazer uma demonstração.

Os geradores precisam de manutenção regular e frequentes testes de uso. Certifique-se de seguir todas as instruções, a fim de não ficar na mão quando precisar dele.

Compre rádios sem fio e lanternas a bateria. Fontes de iluminação e de comunicação serão necessárias, pois não estarão disponíveis.

A melhor opção é um rádio conectado ao serviço de meteorologia. Programe-o para o modo 'alerta' durante os dias de tempo ruim e certifique-se de que está com a bateria carregada.

Os bastões de iluminação são mais seguros que as velas, afinal de contas, você não terá controle sobre os vazamentos de gás após a tempestade, e isso pode ser perigoso.

Tenha várias pilhas e baterias extra, e guarde-as em um recipiente bem fechado.

Proteja sua propriedade. O importante é minimizar os danos onde for possível durante o período de alerta.

Proteja todas as janelas. A melhor opção para usar é a madeira compensada. Não use fita adesiva––use fita isolante. Se você tiver uma cortina própria para proteção contra tempestades, feche-a. A fita crepe não serve para proteger os vidros da sua janela.

Prenda o telhado à estrutura da casa com correias ou prendedores resistentes e adequados, que devem ser comprados e armazenados com bastante antecedência.

Guarde todos os objetos que possam voar durante a tempestade. Recolha os objetos de jardim, guarde-os ou coloque-os em lugar seguro.

Limpe as calhas e valetas.

Desligue as fontes de gás inflamável.

Verifique se as portas da garagem estão bem fechadas. Não deixe nada aberto, e tampe qualquer buraco––Se o vento atingir sua garagem, ele poderá destruir toda a sua casa.

Jogue fora ou coma todos os alimentos perecíveis em até 12 horas antes da tempestade. Quando o abastecimento de energia for interrompido, sua geladeira vai parar de funcionar, e todos os alimentos que estiverem lá vão estragar. Os refrigerantes não precisam ser dispensados, pois não estragam.

Encha garrafas com água potável para beber e armazene em local seguro. Você pode fazer isso regularmente para que não tenha que se preocupar durante a fase de preparação. Marque em um calendário ou agenda para certificar-se de que a água foi providenciada.

Durante a fase de alerta, limpe sua banheira e encha-a de água. Essa fonte será muito importante para beber, tomar banho e dar descarga.

Verifique se as coisas que você deixa do lado de fora estão amarradas e seguras ou guardadas do lado de dentro da casa 6 horas antes da tempestade.

Decida entre ir ou ficar

Saia da casa, se puder. Vá para algum lugar ao norte da tempestade, onde, provavelmente ela terá perdido a força quando chegar. Se você estiver longe da tempestade será muito mais fácil de manter a família protegida. Se você mora em um trailer, mesmo que seja um bem moderno, faça da evacuação uma prioridade. Os trailers podem ser destruídos mesmo pelos furacões mais fracos.

Verifique se o tanque de combustível está abastecido.

O trânsito pode estar congestionado, portanto lembre-se disso e saia com bastante antecedência––você não vai querer estar no carro durante o furacão.

Caso as autoridades locais recomendem a evacuação, obedeça e deixe o local o mais rápido possível.

Nunca deixe animais para trás––eles podem se machucar ao tentar escapar de objetos empurrados pelo vento ou da água da chuva. Inclua seus bichinhos de estimação no seu plano de emergência.

Encontre um abrigo. Se você decidir ficar em casa, vai precisar ficar em um lugar seguro durante a tempestade. Esse local não deve ter janelas ou claraboias. caso esteja em sua casa, feche todas as portas internas e faça uma isolação nas portas externas.

Leve para o abrigo todos os itens de valor, monetário e emocional, como as joias, fotografias e eletro-eletrônicos.

Coloque os bichinhos em gaiolas para que eles não corram e nem tenham reações radicais por conta do medo.

 Durante o furacão

Leve sua família e animais de estimação para o abrigo pelo menos 2 horas antes da tempestade. Leve um rádio a pilha ou bateria e várias pilhas extra. A essa altura, o furacão já estará atingindo áreas próximas à você.

Mantenha o kit de emergências por perto.

Fique longe das janelas, claraboias e portas de vidro durante o furacão. Os lugares mais seguros da casa são os pontos mais baixos, os corredores, os closets ou os cômodos mais internos.
Deite no chão, debaixo de algo sólido, como uma mesa.
Não use nenhum aparelho eletrônico. Use somente o rádio a pilhas e a lanterna.

Não saia do abrigo até que o departamento de meteorologia fale que é seguro. Quando os ventos silenciam, pode ser um sinal de que o "olho do furacão" está passando, e esta é a parte mais perigosa da tempestade, pois será seguida de ventos muito fortes. Um furacão pode demorar horas para passar.

A área em volta do 'olho' da tempestade é onde se mede a força do vento. Neste momento, os tornados também podem ocorrer.
Espere pelo menos 30 minutos após o furacão passar para sair do abrigo e ir para um cômodo com janelas. E mesmo assim, tenha muito cuidado––ainda existe a possibilidade de entulhos voarem pela sua janela.

Após o furacão

Tenha cuidado. Quando a tempestade passar, você terá muitas coisas para fazer. Haverá muitas árvores caídas, muitos fios e cabos destruídos. Independente da intensidade do furacão, provavelmente sua casa terá danos.

Verifique se não há danos na estrutura da sua casa. Caso haja algum sinal de possível colapso, mude imediatamente.

Tome muito cuidado ao entrar nos lugares. Não entre em nenhum lugar antes de certificar que a estrutura não foi comprometida.

Caso você sinta cheiro de gás, veja alguma inundação na casa. Caso o fogo tenha danificado a estrutura, não entre na casa.

Cuidado com faíscas e fios danificados. Caso seja seguro, desligue a eletricidade. Caso não seja seguro, ou haja água em toda parte, mantenha a distância.
Use uma lanterna ao invés de velas.

Ao entrar em um cômodo, cuidado com piso solto ou escorregadio, objetos caídos e alvenaria rachada. Além disso, cuidado com os objetos que possam cair de armários e prateleiras.

Cuidado com as inundações nos porões. Não entre antes de verificar, é claro. Use uma bomba para reduzir o nível da água gradualmente até secar. Faça o bombeamento gradual para que não haja riscos de colapso na casa.

Limpe e desinfete tudo o que tiver entrado em contato com lixo, bactérias ou produtos químicos. Sobreviver a um furacão inclui cuidar da sua saúde e da saúde da sua família. Se algo estiver errado, chame as autoridades para verificar, e não chegue próximo do local até que tudo seja resolvido.

Veja se todas as pessoas e bichinhos estão bem. Os bichinhos podem ficar estressados e precisam de cuidados especiais.

Dicas
As pessoas precisam de aproximadamente um galão de água por dia. Lembre-se disso na hora de compra/armazenar água.

Mesmo nas férias, caso haja uma tempestade, mantenha os kits de emergência por perto.

Os bichinhos de estimação também precisam de um galão de água, porém ele dura cerca de dois dias.

Prepare-se para evacuar. Deixe preparado um plano de evacuação.

Não tente ser o primeiro a sair de casa. Saiam juntos e tente colocar todos em um carro só.

Se alguém precisar da sua ajuda, como um idoso ou um doente, garanta a segurança dessa pessoa primeiro.

Fique atento durante toda a temporada de furacões. O National Hurricane Center (Centro Nacional de Furacões) fornece informações sobre rotas e previsões de furacão durante toda a temporada. A mídia local também pode ser uma boa fonte de informações sobre as rotas, a intensidade das tempestades e os possíveis impactos.

Mesmo quando a previsão é de que o furacão atinja um local, ele pode mudar o curso. Em 2004, o Furacão Charley desviou aproximadamente 90 graus da sua rota, e ele estava previsto para atingir o Alabama. Lembre-se da margem de erro e continue atento às notícias.

Temporada de furacões:

o Bacia do Atlântico (Oceano Atlântico, Mar do Caribe e Golfo do México) e Bacia do Pacífico Central: De 1 de Junho a 30 de Novembro.

o Bacia do Pacífico Leste (estende-se até a longitude 140º Oeste): De 15 de Maio a 30 de Novembro.

Avisos

Somente saia de casa se for preciso. Normalmente não há nenhuma razão para sair de casa até a tempestade passar.

Os fios elétricos podem cair e se enroscar nas árvores, por isso evite passar perto de árvores.
Após a tempestade, muitos fios estarão danificados. Mesmo que estejam intactos, eles ainda podem conter energia. Não chegue perto desses fios. Ligue para a empresa de energia ou para um serviço de emergência.

Vai haver água em toda a parte, portanto é aconselhável que você use algo para bloquear a entrada de água em outros cômodos através das portas e janelas.

Os ventos serão fortes o suficiente para levantar pedras, e isso pode quebrar vidros e janelas. Cuidado ao sair.

Os geradores produzem monóxido de carbono. Coloque-o em um local bem ventilado (mesmo em uma varanda pode não ventilar o suficiente).
Materiais Necessários

Alimentos não perecíveis, como atum, biscoito água e sal, pão, etc. Todos os alimentos perecíveis devem ser consumidos ou dispensados antes da tempestade, pois sem eletricidade serão um risco para a saúde.

Água em garrafa. A água na região pode estar suja. Mesmo meses depois do furacão, ferva a água antes de usar.

Madeira e fita isolante para proteger suas janelas

Algumas lanternas a pilha ou bateria

Pilhas e baterias de vários tipos

Um rádio a pilha

Bastões de iluminação––mais seguros que velas

Gerador e suas instruções––Mantenha as instruções por perto o tempo todo

Entretenimento, como jogos de tabuleiro, baralho, papel e caneta

Comida e água para os animais de estimação, gaiolas, cobertores e brinquedos para ele

Roupas para todos. Isso inclui galochas e roupas de chuva

Fontes e Citações
Bonnie Schneider, meteorologist, Extreme Weather, Chapter 1, "Hurricanes", (2012),ISBN 978-0-230-11573-6 – fonte de pesquisa

Links :
Sobrevivente Urbano
Estúdio Play
 Quer comprar GAMES BARATOS
Doações para o Canal:

Banco Santander
Fernando C. Z.
Ag:.4409
C/C: 01041063-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário