segunda-feira, 11 de julho de 2016

FAÇA VOCÊ MESMO - Como fazer pequenos reparos no lar

Olá Amigos Sobreviventes

Dia de FAÇA VOCÊ MESMO, dia de aprender a mais uma coisa pra poder continuar sobrevivendo ao dia a dia. Hoje vamos passar um tutorial básico de como: Como fazer pequenos reparos no lar, coisa que todo homem faz em casa. Então vamos ao post.

Trocar a lâmpada do quarto, parafusar a torneira da cozinha, retocar a pintura. Fazer pequenos reparos domésticos, além de econômico, pode ser também divertido e prazeroso.

Antes de tudo, é importante equipar-se com uma boa caixa de ferramentas básicas para auxiliar você nessa empreitada. Confira:


O bom e velho martelo

Primeiro elemento de qualquer caixa de ferramentas, o martelo se apresenta ao mercado em alguns modelos:

-Martelo de bola, que tem forma de bola na parte de trás da cabeça e é usado para bater metal ou aplicar rebites;
-Martelo unha para reparos do dia a dia, que de um lado ele prega e do outro arranca o prego.

É importante ter em conta que quanto mais pesado for o martelo, menos força você precisará fazer para bater, por isso, tenha um de bom tamanho.

Alicates para prender, apertar e cortar

O alicate universal é o mais conhecido e mais comum. É chamado assim, pois tem a capacidade de cortar, de segurar com firmeza e prensar terminais de fios e cabos. Tenha também um alicate de bico, que é parecido com o primeiro, mas, por possuir uma ponta mais fina, é mais indicada para trabalhos de maior precisão.
Problemas nos canos? Chave de grifo!
Quase todos os problemas hidráulicos podem ser solucionados com uma boa chave de grifo, mais conhecida como chave de cano. Uma grande aliada na hora da troca do sifão da pia e de rosquear as conexões e tubulações soltas, é item essencial na caixa de ferramentas. Prefira peças com estrutura em aço e mordentes reforçados, pois favorecem o ajuste com menos desgaste.



Chaves combinadas para apertar e soltar parafusos
Tenha também um pequeno jogo com diversos tamanhos de chaves combinadas, que de um lado são chaves fixas abertas (para esforços de torque, aperto e desaperto de luvas, porcas e tubos) e do outro, chaves estrelas (usada para apertar e desatarraxar pregos ou parafusos com a cabeça em forma de estrela). Elas são ideais para reparos de bicicletas, armários e parafusos de pontas sextavada em geral. Um jogo de chaves de fenda e Philips também são itens que não podem faltar, pois serão essenciais na hora de apertar parafusos de fechaduras e interruptores.



Completando a caixa de ferramentas

Para completar a sua caixa de ferramenta não se esqueça de:

-Trena para dimensionar áreas e tamanhos em geral;
-Nível, para garantir que o quadro ou a prateleira da cozinha estão paralelos ao chão; -Arco de serra, para serrar madeira, PVC, ferro e plásticos;
-Estilete, ideal para pequenos cortes em madeiram tecidos, fios e fitas;
-Fita isolante, para cabos elétricos;
-Fita dupla face, para colar peças de banheiro; fita veda rosca, para registros, torneiras e instalações hidráulicas em geral;
-Lanterna, porque você nunca sabe quando precisará de uma.

Agora que você já tem sua caixa de ferramentas completa e pronta para ser usada, veja como fazer alguns reparos na sua casa:

Vazamento em registros, pinga-pinga na torneira, chuveiro ou ducha higiênica

Este problema, além de incomodar, pode resultar em um indesejado aumento na conta de água. Antes de qualquer ação, feche a válvula de água do local onde será realizado o reparo. Com a chave de cano e chave de fenda, retire o cabeçote e verifique se a borracha vedante está danificada, retire-a com um alicate universal e troque por uma nova. Caso persista o problema ou o cabeçote esteja passando do fim da rosca, o melhor é trocar o conjunto do cabeçote completo.

Trocar a resistência do chuveiro

Desligue o disjuntor do banheiro. Retire o chuveiro da parede desrosqueando-o. Abra-o e, com o alicate de bico fino, retire a resistência queimada. Coloque a nova resistência com cuidado e precisão, pois uma folga pode desgastar com mais velocidade seus contatos e ela durar pouco tempo.

Trocar lâmpadas e tomadas

Desligue o disjuntor referente ao cômodo da lâmpada queimada. Em seguida, peça que alguém segure uma lanterna ou a deixe em uma posição que ilumine o local. Suba na escada e desenrosque a lâmpada queimada sem tocar o bulbo (vidro), ele pode quebrar caso o faça.

Para trocar tomadas, primeiro certifique-se de que ela está desligada. Utilize a chave de fenda para abrir a placa e retirar os fios dos contatos, recoloque-os na nova placa na mesma posição da antiga.

Pendurar quadros e instalar peças de banheiro ou de cozinha na parede

Com o auxílio do nível posicionado sobre o quadro e da trena, verifique se o mesmo está paralelo ao piso antes de prendê-lo. Se a peça for pesada, recorra a parafusos com bucha e, usando a furadeira com a broca apropriada, fure a parede com cuidado. Não se esqueça de verificar a posição de possíveis tubulações de água ou energia no local.

Uma ótima alternativa para peças leves, como pequenos espelhos ou acessórios de banheiro, é a fita dupla face. Com ela, você evita o uso desnecessário de furadeiras e assim danificar sua parede.

Links :
Sobrevivente Urbano
Estúdio Play
Doações para o Canal:
Banco Santander
Fernando C. Z.
Ag:.4409
C/C: 01041063-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário