segunda-feira, 25 de julho de 2016

FAÇA VOCÊ MESMO - Aprenda a fazer uma horta dentro de casa 02/04

Olá Amigos Sobreviventes

Dando continuidade ao  FAÇA VOCÊ MESMO - Aprenda a fazer uma dentro de casa, hoje traremos a segunda parte desta postagem tão interessante, vamos a ela.

Em espaços grandes

Hor­tas gran­des exi­gem mais cui­da­dos, mas a recom­pensa pode ser grande/Foto: blog visão
Se você pos­sui uma área maior, como um ter­reno ou um amplo quin­tal, pode fazer uma horta mais estru­tu­rada e com maior vari­e­dade de ali­men­tos. Essas dão mais tra­ba­lho, mas cer­ta­mente você será compensado.

Passo a passo:

1. Monte a sua horta orgâ­nica em uma área sem muito movi­mento. Se você tiver ani­mais, colo­que uma cerca de bambu, madeira ou outro mate­rial para que eles não entrem.  Esco­lha um lugar que receba muito sol. Se você mora em uma região seca, é pre­ciso ter uma fonte de água pró­xima.
2. Limpe a área que será plan­tada. Você pre­cisa tirar as ervas, o capim, as plan­tas velhas e as pedras. Apro­veite esses resí­duos natu­rais para pro­du­zir seu pró­prio adubo natu­ral.
3. Are a terra quando tiver lim­pado o ter­reno. Use enxada ou arado para remo­ver bem. A terra deve estar úmida para ser arada.
4. Colo­que o com­posto orgâ­nico na terra para que ela seja mais fér­til e as fru­tas, ver­du­ras e legu­mes cres­çam facil­mente. Espa­lhe uma camada de 4 cm de adubo e mis­ture bem com a terra da super­fí­cie.
5. Para plan­tar, faça um dese­nho da sua horta. Informe-se sobre como cresce cada fruta, ver­dura e legume que você pre­tende plan­tar, como eles devem ser agru­pa­dos e qual é a dis­tân­cia neces­sá­ria entre eles para um bom cres­ci­mento.
6. Faça sul­cos a cada 30 cm, que atra­ves­sem a horta inteira. Isso orga­ni­zará suas fru­tas e ver­du­ras e per­mi­tirá que você se des­lo­que sem pro­ble­mas pela plan­ta­ção. Colo­que tijo­los, pedras ou madei­ras den­tro des­ses sul­cos para poder andar sem pisar nas plan­tas.
7. Siga as ins­tru­ções das emba­la­gens das semen­tes. Informe-se sobre o cres­ci­mento e agrupe-as de acordo com as infor­ma­ções que você obteve ou as indi­ca­ções de um espe­ci­a­lista.
8. Pro­teja a sua horta con­tra pra­gas e inse­tos. Remova as ervas-daninhas que cres­ce­rem entre as plan­tas, já que elas absor­vem a água que a sua horta pre­cisa para crescer.

Dicas:

Se o seu ter­reno é muito argi­loso, acres­cente areia junto com o adubo, para ele ficar mais per­meá­vel à água.
A irri­ga­ção é fun­da­men­tal para um bom cres­ci­mento. O sis­tema por gote­ja­mento é o ideal.
Você pode colo­car palha nos sul­cos para evi­tar o cres­ci­mento de ervas-daninhas.
Os tem­pos de cres­ci­mento de cada ver­dura, cada fruta e cada legume são dife­ren­tes, assim como as esta­ções do ano em que cada um deve ser plan­tado. Informe-se bem a res­peito e con­fira a tabela abaixo para saber quando plan­tar cada muda.


Então por enquanto é isso pessoal, na semana que vem ensinaremos a fazer uma horta suspensa e seguindo nossa serie do FAÇA VOCÊ MESMO.

Links :
Sobrevivente Urbano
Estúdio Play
 Quer comprar GAMES BARATOS
Doações para o Canal:
Banco Santander
Fernando C. Z.
Ag:.4409
C/C: 01041063-6


Nenhum comentário:

Postar um comentário