segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dicas de Barracas para iniciantes

Olá Amigos Sobreviventes

Há vários tipo de barracas no mercado uma muito boas umas nem tanto, mas o que vai definir isso é o tipo de aplicação que você  vai dar a ela. Preparamos um tutorial básico com os tipos de barracas mais comuns do mercado e dicas pra iniciantes. saber o tipo de barraca pra um Camping é essencial, então espero que apreciem a dica da Equipe do Sobrevivente Urbano.

Tipo Canadense - 

A melhor barraca para o iniciante é a do tipo canadense, fácil de armar e mais resistente aos ventos. Há modelos com avance e cozinha, mas você pode comprar cada unidade separadamente. No caso de família grande, pode-se comprar duas barracas dormitórios e armá-las uma de frente para outra unidas pelo avance.
A barraca deve ser, sem dúvida nenhuma de boa qualidade, não se impressione com preços, uma barraca muito barata certamente trará problemas mais tarde. Existe vários tipos de barracas nacionais deste tipo, de muito boa qualidade.







Tipo Estrutural 
Para os que tem família muito grande ela é ótima, depois de armada, assemelha-se a uma casa.
Praticamente, toda a área coberta permite o campista ficar de pé, sem precisar curvar-se.
Pela quantidade de ferragens, a montagem da barraca estrutural é mais complexa e demorada que a do tipo canadense, e exige consultas constantes as instruções de montagem, além de bem mais pesada.





 Tipo Igloo 
É uma das melhores barracas. Sua estrutura compõe-se de varetas finas de fibra de carbono, o que a torna levíssima e bem pequena. Para longas caminhadas é a perfeita. A sua montagem é fácil, mas requer pelo menos que seja feita por duas pessoas.
Pode ser feita por uma, mas será muito trabalhoso na hora de suspender as estruturas, mas algumas mais modernas dispensam de qualquer tipo de ajuda. Agora já existe este tipo de barraca para 3/2/1 pessoa.
A barraca Igloo - o nome já diz, parece uma casa de esquimó - é muito boa para pessoas jovens, mas tem o inconveniente de sua altura baixa, em comparação com a canadense, e para os idosos é muito cansativo entrar agachado e trocar de roupas no seu interior.






Outros Tipos 

Existe no mercado (antes só importada) vários tipos de barracas e modelos com vários formatos, mas muito mais práticas. São levíssimas e moderníssimas, dispensam até montagem! e ainda algumas não possuem sobre-teto. Algumas são de pendurar, decorativas, camufladas, etc..





Barracas de vários tipos; decorativas, tipo bivaque, de pendurar, etc..

Barraca de Campanha 

 Este tipo de barraca é muito usada por experts e veteranos em acampamentos, principalmente militares acostumados em sobrevivência na selva.
Essas pessoas nunca levam barraca, eles próprios as constroem um tipo de "bivaque", para isso, é preciso ter a mão uma boa fonte de matéria prima: floresta, de preferência com bambuzais, uma lona tipo carreteiro 5x4, e mais ou menos 12 metros de plástico, que é descartável logo após o desarmamento do acampamento.
A montagem requer a habilidade do campista dispondo e aproveitando ao máximo o ambiente, e raciocínio lógico.


Barracas de Campanha, bivaques e um típico acampamento militar

Cuidados com a Barraca - Uma barraca bem cuidada dificilmente dura menos que cinco anos. Para evitar o mofo, o apodrecimento do tecido e a perda da impermeabilidade, não dobre a barraca úmida e suja, a não ser que você esteja indo embora do acampamento em tempo chuvoso. Deve-se dobrá-la de qualquer maneira, e ao chegar em casa a primeira coisa é estendê-la e lavá-la. Não use sabão de coco ou detergentes, só sabão neutro ou água pura e uma escova já basta.

Dicas:
Antes de ir para o acampamento com a barraca recém-adquirida, deve montá-la em casa. Desta forma ganha-se tempo e experiência, além de verificar pequenos defeitos e se há falta de alguma peça.
Não esqueça de levar sempre muitas folhas de jornais quando for acampar, para serem colocadas no chão, sob o forro da barraca. Eles evitarão a umidade.


A Montagem - Viver alguns dias acampado exige uma série de cuidados. Comece pela barraca que será sua casa durante dias e que deverá, portanto, estar bem fixada no terreno, pronta para enfrentar qualquer temporal.
É necessário que a barraca e o sobre-teto fiquem bem esticados, para evitar a formação de bolsas de água durante a chuva. O sobre-teto deve ser esticado de modo a não tocar na barraca. Se alguma coisa estiver encostando no sobre-teto pelo lado de dentro, a água vaza.
Antes de armar a barraca, uma dica importante é forrar o chão com umas folhas de jornal antes de armá-la, isso evitará umidade e uma queda sensível do frio.




Desmontagem - Para desmontar, siga os mesmos procedimentos e cuidados que teve durante a montagem, ou até mais, pois, da forma como for guardada, dependerá a sua conservação e durabilidade. Tire tudo de dentro, varra e limpe bem com uma escova por fora. Passe um pano úmido no piso, tirando toda areia e deixe secar.
Finalmente, quando estiver seca, dobre a barraca conforme as instruções.
Se quiser, logo após chegar em casa, desarme tudo, lave a barraca e unte um pouco de óleo as ferragens, e deixe secar tudo ao sol.
Fazendo isso, você manterá sua barraca por muitos e muitos anos em perfeito estado.



Links :
LOJA USEMILITAR
Sobrevivente Urbano
Estúdio Play

Doações para o Canal:
Banco Santander
Fernando C. Z.
Ag:.4409
C/C: 01041063-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário